Como ensinar seu filho a cuidar do produtos comprados com o cartão material escolar 2021

O cartão material escolar 2021 vai ser usado por muitas famílias de baixa renda para comprar todos os itens necessários para o próximo ano letivo. Os produtos são indicados pela Secretaria de Educação de cada estado e a renda depositada no cartão deve ser gasta apenas com os materiais da lista. Cadernos, canetas e lápis são alguns dos objetos que estão inclusos nas determinações. 


Quem tem crianças já sabe como funciona o processo: muitas vezes é mais fácil não levar os filhos na hora das compras, para evitar que eles peçam por algum item mais caro ou que não está na lista. O dinheiro gasto com o cartão material escolar 2021 também pode não ser o suficiente, já que muitos alunos perdem ou acabam estragando o que foi comprado com o passar do ano letivo. 


Por isso, aqui vão algumas dicas de como preservar os materiais por mais tempo!


Incentive os cuidados com o material escolar


Todos as noites, antes de dormir, incentive o seu filho a conferir os materiais que serão necessários para as aulas do dia seguinte. Veja se os objetos estão guardados corretamente, confira no fundo das mochilas e certifique que nenhum item foi emprestado ou esquecido com um colega ou na própria escola. 


No começo, ajude ele a ter uma rotina de limpeza e cuidados com os materiais. Passar um pano úmido nos lápis e canetas, tirar o lixo da mala e até mesmo lavar o uniforme. Essa é uma forma das crianças entenderem o valor do que é delas e as fazem ter consciência de como cada item é valioso. 


Não esqueça de dar o exemplo em rotinas diárias também! Cuidar da casa e de si mesmo são formas de ensinar aos pequenos como tudo deve ser feito. 


Deixe o material escolar com a cara do seu filho


Personalizar o material escolar e uma ideia barata e que estabelece uma relação de carinho entre o objeto e a criança. Colocar adesivos, papel contact, fotos ou um desenho que o próprio aluno fez também ajuda a identificar que o material escolar é dele mesmo. 


Faça da personalização uma atividade em família, com muita diversão e paciência. Não se importe em deixar o item bonito, mas sim que o seu filho goste e tenha orgulho da criação dele. Neste momento, aproveite para conversar com ele sobre a importância de cuidar dos materiais escolares, como eles custam caro e de algumas técnicas que podem ser úteis no dia a dia. Uma das mais famosas é o “usou, guardou!”. O mesmo vale para objetos emprestados. Se pegar algo emprestado, devolva logo em seguida. Se algum colega pedir emprestado, também solicite que ele retorne o objeto assim que terminar de usar. 


Escolha um espaço especial para o seu filho estudar em casa


Fazer tarefa de casa na mesa da cozinha ou no banheiro são receitas para o desastre. Nessas situações os materiais podem ser sujos com café, por exemplo ou molhados. Por isso, um cantinho de estudos especial para o seu filho pode ajudá lo a cuidar mais dos objetos e até mesmo se concentrar nas tarefas


Adicionar link: https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2020/04/13/estudos-em-casa-durante-a-quarentena-veja-dicas-para-pais-e-filhos.htm