A data das eleições municipais está chegando e o número de candidatos prefeitura de Curitiba 2020 promete bater o record de número de candidatos neste século. Até o momento as pré-candidaturas valem até três meses do primeiro turno e já são 19 nomes participando em diferentes siglas partidárias. A quantidade de vereadores candidatos não é proporcionalmente maior aos dos demais anos, mesmo assim.
A diversidade de candidaturas também é válida para os partidos concorrentes. Até o momento somente dois estão pleitando o cargo de prefeito pela mesma sigla, que são o ex-prefeito Gustavo Fruet e do deputado estadual Goura, ambos do PDT. Ainda não se sabe qual deles vai concorrer até a candidatura oficial, mas estima-se que serão unificados numa mesma chapa, tendo um deles como vice.
As convenções estão marcadas para acontecer no dia 31 de agosto e 16 de setembro, o que foi estabelecido com as alterações do calendário de eleições municipais criado pelo Supremo Tribunal Eleitoral, qual foi modificado em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Acredita-se que a capital paraense até lá tenha pelo menos 18 candidatos confirmados e concorrendo no primeiro turno. O número é o dobro dos 9 concorrentes nas últimas eleições de 216 e pelo menos com cinco nomes a mais do que das eleições de 2004.
Entre os candidatos que já estão falando sobre a tentativa de concorrer ao cargo de prefeito de Curitiba estão nomes conhecidos, que já participaram de outras eleições. São eles:
- Rafael Greca, o atual prefeito (DEM);
- Ney Leprevost (PSD);
- Luciano Ducci (PSB);
- Luizão Goular (Republicanos);
- Fernando Francischini (PSL);
- Paulo Opasuska (PT) e Chistiane Yared
- Carol Arns (filha do senador Flávio Arns (Podemos);
- Letícia Lanz com Giana de Marco como Vice (PSOL);
- Mocellin (PV);
- Camila Lannes (PCdoB);
- Thiago Chamulera (Patriota);
- Edson Lau (PSDB);
- Zé Boni (PTC);
- Fabricio Santos (PMB)